Mesa Densimétrica

O Sucesso da próxima SAFRA começa na Casa de Máquinas!

A satisfação em ter-se boas colheitas, com rendimentos em sacos/hectare alcançando a expectativa almejada, requer uma boa implantação da Lavoura. Sendo assim existem algumas disposições dentro do fluxograma de recebimento.

 Temos unidades complexas, bem projetadas, diga-se de passagem unidades flex, que recebem arroz para consumo, arroz para semente, soja para consumo e soja semente, feijão-semente e feijão-consumo tudo dentro da mesma casa de Máquinas e outras variações dependendo das características de cada Grão/Semente.

Independente do posicionamento de Peneirões, Máquinas de Ar e peneira, cilindros separadores ou espirais, o que vai determinar o sucesso da lavoura para na próxima safra é a separação final das sementes pelo peso específico, que logicamente pode variar independente do tamanho.

Estudos de pesquisadores renomados apontam que o Vigor da semente que vai gerar a planta perfeita, forte com arranque nos primeiros dias de estabelecida e esta associado diretamente ao peso da semente. 

O equipamento para fazer essa separação chama-se mesa densimétrica, a qual é utilizada em sofisticadas sementeiras (Figura 1), bem como a nível fazenda, onde o produtor em algumas ocasiões opta por salvar algumas sementes da sua produção de grãos.

Sequencialmente detalharemos uma mesa densimétrica com o seu principio básico de funcionamento.

Figura 1 - Bateria de mesas densimétrica sequenciando a separação via espiral.

Figura 2 - Classificação do produto

A máquina possui ajustes de variação em 3 pontos, sendo eles a inclinação longitudinal, a inclinação lateral e a velocidade do ar ao longo do tabuleiro em cada ventilador individualmente.

O ar faz a estratificação das sementes, as mais pesada ficam em contato com a peneira enquanto que as mais leves flutuam.

Ar em excesso faz com que as pesadas também flutuem ao passo que pouco ar, inibe a função de vibração ocasionada pela polia variadora perdendo assim sua função.

Ar em excesso ocasiona o surgimento de bolhas aparecendo uma parte sem produto na parte superior do tabuleiro, enquanto que ar deficiente faz com que as sementes leves se misturem com as pesadas na vibração, ocasionando uma área sem produto.

Na prática o bom funcionamento do equipamento consiste num sequenciamento de produto de forma que não sejam observadas bolhas, ou ondas.

O tabuleiro deve estar completamente preenchido separando os grãos de maior peso específico para a extremidade 1 e de menor peso para a extremidade 4, (conforme Figura 2).

Para que seja acertada a regulagem recomenda-se o ajuste da Mesa variando apenas uma das regulagens de cada VEZ. Tornando a funcionar a máquina observar o comportamento e seguir para as outras regulagens.

O trabalho de estratificação da máquina de forma satisfatória, com perfeição entregando todo o potencial de estratificação é observado na Figura 3.

Figura 3 - Mesa densimétrica em operação de estratificação.

A regulagem de cada máquina dependerá do talhão que esta sendo colhido (do lote que vem da lavoura), da variedade, de forma que se obtenha sementes de densidades iguais de forma que na lavoura tenhamos plantas uniformes e vigorosas resultando em colheitas satisfatórias.

Por: Clovis Bervald em 04/03/2021